QUINTA, 30/08/2018, 19:37

Superlotação no HU, um problema antigo e que parece não ter solução

Em circular interna, diretor clínico do HU alerta profissionais sobre superlotação e pede que novos pacientes não sejam transferidos para a unidade. Problema também ocorreu em outros hospitais da cidade ao longo da semana.

A CBN Londrina teve acesso a um documento interno do HU que revela a situação caótica pela qual o Hospital passa. Na circular interna, com data da última quarta-feira, 29, o diretor clínico, em exercício, José Roberto de Almeida, alerta os servidores de diversos setores do HU sobre o problema. No comunicado, o médico relata que o Pronto Socorro estava com quase o dobro da capacidade. Na manhã de quarta, eram 90 pacientes internados, quando há leitos para apenas 48 pessoas.

Além da superlotação no Pronto Socorro, o diretor clínico cita o caso de seis pacientes que respiram com a ajuda de aparelhos e que aguardavam uma vaga na Unidade de tratamento Intensivo do Hospital. No documento, o médico faz ainda um pedido: que não sejam encaminhados pacientes, pelo menos, nas próximas 24 horas.

Em entrevista à reportagem da CBN Londrina, o diretor clínico do HU afirmou que a situação é freqüente, ocorre quase todos os dias e já há algum tempo. Segundo José Roberto de Almeida, nesta quinta-feira a situação era bem parecida, com apenas três pacientes a menos que no dia anterior.

Sem leitos na enfermaria para todos, Almeida explica que cerca de 40 pacientes estão internados em macas nos corredores. Na circular, o médico afirma ainda que o problema atinge todos os setores do Pronto Socorro, diz que ninguém tem o atendimento negado, mas pede aos responsáveis pelas unidades do HU que não sejam encaminhados novos pacientes, mesmo os mais graves em que há risco de vida, inclusive via transferência de outros hospitais, até que a situação se normalize.

O diretor do HU afirma que, apesar disso, não está havendo retenção de macas do SIATE ou SAMU na unidade.

No Pronto Socorro do Hospital Evangélico, situação parecida à do HU. Com seis leitos, a unidade tinha, nesta quinta-feira, 26 pacientes internados. Sendo que 11 deles esperavam por uma vaga na UTI. Por conta disso, o atendimento no Pronto Socorro da unidade foi restringido até as 21hrs e os órgãos da área, como Secretaria de Saúde, SAMU, e outros, foram alertados sobre a dificuldade.

Comentários