SEGUNDA, 09/08/2021, 18:07

Tamarana vai vacinar jovens de 18 anos contra o coronavírus nesta quarta-feira

Com pouco mais de 10 mil habitantes, cidade, que já foi distrito de Londrina, está com a conclusão da campanha encaminhada. Município diz que agilidade é resultado do acompanhamento do Programa Saúde da Família, e nega ter sido favorecido no recebimento de doses.

A campanha de vacinação contra o coronavírus segue em ritmo acelerado em Tamarana. Com pouco mais de dez mil habitantes, a cidade, que já foi distrito rural de Londrina, está com a conclusão do processo encaminhada. Nesta quarta-feira (11), o município pretende vacinar os jovens de 18 anos. Cerca de 120 moradores dentro dessa faixa-etária devem tomar a primeira dose do imunizante. A vacinação ocorre durante todo o dia no Centro Municipal de Vacinação para pessoas com horário agendado. Questionada sobre a agilidade da campanha no município, que deve se tornar o primeiro da região metropolitana de Londrina a bater a meta do Governo do Estado, a secretária de Saúde de Tamarana, Viviane Granado, explicou que, por conta do tamanho da cidade, foi possível fazer um acompanhamento mais minucioso dos vacinados. Esse monitoramento, segundo ela, é realizado pelas equipes do Programa Saúde da Família, que atende 100% dos moradores do município.

Viviane reconheceu que o fato de Tamarana ter sido atendida pela campanha já em janeiro, por conta da população indígena, ajudou a acelerar o processo no decorrer dos meses seguintes. Ela revelou que o município também conseguiu reutilizar doses que vieram reservadas para moradores que já tinham sido vacinados nas primeiras etapas da campanha.

A secretária negou, ainda, que o município tenha sido favorecido de alguma forma pelo Governo do Estado no recebimento de doses.

O avanço da vacinação fez os números do coronavírus despencarem em Tamarana. A cidade, que registrou mais de 600 casos entre janeiro e junho deste ano, hoje, tem de 2 a 3 registros diários. Atualmente, são apenas 3 casos ativos, sendo que nenhum deles está internado.

Por Guilherme Batista

Comentários