QUINTA, 21/09/2017, 18:37

Tarifa Branca entra em vigor a partir do dia 1º de janeiro

Ela deixa o preço da energia elétrica diferente de acordo com o horário de consumo.

A partir do dia 1º de janeiro, os consumidores vão poder aderir à tarifa branca de energia elétrica. O gerente de serviços da Copel, Aparecido Alberto Tomazeli explica que, basicamente, é a escolha de um preço diferente para o horário de consumo. Isso já ocorre em países da Europa e agora, vai entrar em vigor aqui no Brasil.

O gerente da Copel explica que, de acordo com as novas regras, nos dias úteis, o preço da energia vai ser dividido em três postos horários: ponta, intermediário e fora de ponta.

Ele destaca que o consumidor precisa avaliar se a mudança vai trazer economia na conta de luz. É preciso observar em que horários o chuveiro elétrico e os eletrodomésticos, como ar condicionado, microondas e ferro de passar roupas são usados com mais freqüência e por mais tempo.

Para aderir à tarifa branca, os consumidores precisam formalizar a opção. Depois disso, a distribuidora vai instalar um novo tipo de medidor de energia que contabiliza o consumo para os diferentes horários. A expectativa da Aneel é que 2 milhões e meio de unidades consumidoras façam a adesão à tarifa branca nessa primeira fase.

Por Claudia Lima

Comentários