SEGUNDA, 01/10/2018, 18:54

Tecpar recebe patente de vacina antirrábica

A nova certificação comprova a qualidade da imunização, que é distribuída pelo Ministério da Saúde. É produzida por ano, uma média de 28 milhões de doses.

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) concedeu a patente do processo produtivo da vacina veterinária antirrábica ao Instituto de Tecnologia Paranaense (Tecpar). Segundo o gerente do Centro de Desenvolvimento e Produção de Imunobiológicos do Tecpar, Aurelio Zeferino, essa patente significa a autenticidade de uma vacina de qualidade e a possibilidade de transferência de tecnologia para outros países.

Para atender a grande demanda do Ministério da Saúde, que chega a 28 milhões de doses por ano, o Tecpar evoluiu em tecnologia e agora utiliza um método de perfusão para a cultura de células e produção de vírus rábico, causador da doença da raiva. Este processo atende às exigências do mercado, o que resulta, segundo Zeferino, em melhor qualidade da vacina e maior capacidade de produção.

A vacina antirrábica é produzida pelo Tecpar há 40 anos e distribuída pelo governo federal em campanhas nacionais de imunização. A raiva é transmitida por mordidas de animais. Na maioria dos casos confirmados, o tratamento não é eficaz e os pacientes morrem.

Por Claudia Lima

Comentários