QUARTA, 08/02/2017, 18:55

Tempo de espera na UPA Centro-Oeste é reduzido após parceria com o Cismepar

Quatro médicos mantêm os atendimentos na unidade.

Pacientes que aguardavam até 7 horas na sala de espera, são atendidos, em média, após 1 hora e 15 minutos. É o que garante o secretário Municipal de Saúde, Luiz Soares Koury. A parceria entre a prefeitura e o Consórcio Intermunicipal do Médio Paranapanema (Cismepar), desde dia 23 de janeiro, fez com que o município reduzisse a espera pelo atendimento e gastos com horas extras. Os furos nas escalas de plantão são resolvidos com a convocação de médicos contratados por empresas que prestam serviços ao Cismepar. O zelador Valdir Salvador foi até a UPA Centro-Oeste durante a manhã e estranhou a rapidez com que a esposa foi atendida. Quatro médicos permanecem de plantão em cada período do dia.

A enfermeira Jéssica Moreira também aprovou a agilidade. Um alívio para quem já chegou a esperar 4 horas para ser atendida.

Na parceria firmada entre a prefeitura e o Cismepar, o município contratou até 1.142 horas por mês de trabalho dos plantonistas. O repasse será feito de acordo com a prestação dos serviços. O valor total do contrato pode chegar a até 1 milhão e 200 mil reais por ano. O secretário municipal de Saúde, Luiz Soares Koury, destacou que a redução no tempo de espera ocorreu inclusive nos horários de pico.

Por enquanto, a Secretaria Municipal de Saúde descarta a contratação direta de novos médicos, já que o município prevê déficit de 120 milhões de reais até dezembro.

Os plantonistas que prestam serviços ao Cismepar estão sendo convocados para atuar na UPA Centro-Oeste e na UPA do Jardim Sabará. A prefeitura ainda analisa a possibilidade de chamar profissionais para as unidades básicas de saúde do Jardim Leonor e do Conjunto Maria Cecília.

Por Pauta CBN

Comentários