QUARTA, 21/06/2017, 19:04

Termina na próxima semana o Programa de Renegociação de Dívidas da Cohab

Mais de 3 mil, dos quase 9 mil mutuários da companhia estão inadimplentes.

Acaba no dia 30 de junho, sexta-feira da próxima semana, o prazo para os mutuários da Cohab renegociarem as dívidas com a companhia. Quem está inadimplente, ou seja, tem três ou mais parcelas do imóvel em atraso, deve procurar a sede da Cohab, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17 horas. É preciso levar os comprovantes do IPTU e se for um apartamento é necessário apresentar também uma certidão de pagamento das taxas de condomínio. No local, os funcionários analisam a situação do mutuário e verificam qual é a melhor forma de renegociação. Segundo o diretor-administrativo da Cohab, Antonio Ferreira Luiz, quem deve três ou mais prestações pode fazer o pagamento de uma delas e parcelar o restante em até 300 meses, dependendo da idade do mutuário.

De acordo com o diretor da Cohab, dos quase 9 mil mutuários da companhia, pouco mais de 3 mil estão inadimplentes. O valor total das dívidas com a empresa passa dos R$ 71 milhões. Há mutuários com até 50 parcelas em atraso. Desde o início do ano, quando foi assinado o Decreto que regulamentou o Programa de Renegociação, até agora, apenas 4% dos inadimplentes procuraram a companhia para tentar regularizar a situação. Ferreira avalia que o desemprego e a crise financeira devem ter contribuído para esse número.

O diretor afirma que, por enquanto, a Cohab está esgotando todas as possibilidades de negociação para evitar o envio do nome da pessoa para o Serasa ou o início de um processo judicial, o que não é interessante para nenhuma das partes. A Companhia porque vai ter gastos extras com a demanda judicial e o mutuário porque vai ver a dívida aumentar, em função das custas processuais e dos honorários do advogado. Sem falar na perda do imóvel. 

Relembrando, o prazo final para renegociar a dívida com a Cohab é na sexta-feira 30 de junho. A sede da companhia fica na Rua Pernambuco, número 1.002.

Comentários