QUINTA, 29/10/2020, 18:48

Teste molecular rápido de detecção da Covid-19, o PCR-express, chega a Londrina apenas para pacientes particulares

Exame é capaz de detectar a doença causada pelo novo coronavírus em menos de 2 horas. Mas o custo é ligeiramente mais alto que o PCR convencional e ainda não pode ser feito por convênios ou SUS.

Uma grande rede de laboratórios já está oferecendo o teste molecular rápido de detecção da Covid-19, em Londrina. O exame vem sendo chamado de PCR-express, por ser semelhante ao PCR convencional, inclusive na forma de coleta da secreção nasal. A diferença é o tempo do diagnóstico. Enquanto no teste comum o paciente leva de três a cinco dias para saber o resultado, no teste rápido o resultado sai em 2 horas. A farmacêutica Ingrid Paulsen explica que, diferentemente do teste rápido sorológico, este identifica a doença em sua fase ativa.

Por enquanto, o teste só está disponível para pacientes particulares. O preço está em torno de 450 reais, 45 reais mais caro que o PCR convencional. Mesmo assim, deve ter bastante demanda, tanto no ambiente hospitalar quanto em ambientes profissionais e até na volta às aulas, avalia a farmacêutica.

Não é preciso pedido médico para realizar o teste.

De acordo com o fornecedor, o PCR rápido tem índice de precisão acima de 80%.

Por Livia de Oliveira

Comentários