QUINTA, 18/06/2020, 15:21

Testes de Covid-19 começam a ser coletados em três UBSs de Londrina

Apesar da secretaria de saúde ter anunciado esse início logo que fez parceria com o laboratório da UEL, os exames vão ser feitos só agora nas unidades referências, que atendem casos suspeitos de coronavírus. 

A Unidade de Pronto Atendimento do Jardim Sabará é a única que está coletando exames de Covid-19 e enviando para o laboratório da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mas, inicialmente, a administração municipal havia afirmado que os testes seriam coletados, além da UPA, pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que atendem casos suspeitos de coronavirus. O pedido de ampliação já havia sido feito pela promotora de defesa da saúde pública, Susana de Lacerda. Mas, só agora, segundo o secretário municipal de saúde, Felippe Machado, três UBSs vão começar a fazer a coleta, são elas a da Vila Ricardo, do Jardim Bandeirantes e do Chefe Newton.

Ainda de acordo com o secretário, na quarta-feira foram coletados 160 exames na UPA do Sabará e encaminhados para a UEL, mas o número varia muito. Assim como atendimento, que começou com uma média de 150 pessoas por dia, depois caiu para 90 e agora está em 140.  

O laboratório da UEL tem capacidade para fazer até 200 exames por dia e os resultados demoram até dois dias para ficarem prontos.

 

Por Claudia Lima

Comentários