QUINTA, 25/06/2020, 12:09

Três meses depois do início da pandemia, UEL aprova retomada do calendário de graduação com atividades remotas a partir de segunda-feira

A retomada vai ser feita em três etapas. O primeiro semestre vai começar agora e termina em dezembro. O ano letivo só termina em junho de 2021.

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) aprovou a retomada do calendário acadêmico e o retorno das atividades de graduação, por meio de ensino remoto, a partir de segunda-feira. O reitor Sérgio de Carvalho explica que o retorno está sendo organizado pelas coordenações dos cursos. O que está certo é que essa retomada será em três fases.

Segundo o reitor, as aulas remotas e on-line não começaram antes porque alunos de alguns cursos estavam envolvidos com ações de combate ao novo coronavirus. Ainda de acordo com ele, os estudantes não ficaram sem atividades porque todos os cursos estavam enviando conteúdos aos alunos. Mesmo assim, os universitários perderam um semestre e o ano letivo só começa agora, ao contrário de universidades particulares e colégios, por exemplo, que adotaram o Ensino à Distância desde o início da pandemia.

Numa primeira etapa as atividades serão predominantemente não presenciais para todos os cursos e séries que tiverem condições de iniciarem as atividades. A fase dois prevê um retorno gradual e escalonado com atividades presenciais, associadas às não presenciais. Mas, não tem data definida para isso ainda. A terceira e última fase prevê o retorno ampliado das atividades presenciais, quando liberado pelos órgãos competentes.

As aulas presenciais estão suspensas desde 17 de março por conta da pandemia. O reitor também diz que a equipe da UEL está atenta as especificidades de alguns alunos, que não têm acesso a computador ou mesmo à internet, como é o caso de 34 indígenas e os apenados. Carvalho afirma que pediu verba para o governo do estado para a aquisição de computadores, que podem ser usados pelos estudantes.

Agora, com o novo calendário, o ano letivo na UEL terá 276 dias e não 200. Ou seja, o primeiro semestre começa no dia 29 de junho e termina em 18 de dezembro e o segundo será retomado em 18 de janeiro e será concluído em 25 de junho do próximo ano.

Por Claudia Lima

Comentários