SEGUNDA, 28/08/2017, 00:15

Tribunal de Contas realiza I Fórum de Controle Social em Londrina

Evento é direcionado a conselheiros municipais, servidores públicos, profissionais e representantes de entidades de controle social. Depois de Londrina, outras quatro cidades vão receber o Fórum.

O I Fórum de Controle Social é uma iniciativa da Escola de Gestão Pública do Tribunal de Contas do Estado. O evento será realizado nesta terça-feira na Unidade Jardim Piza da Unopar.  De acordo com o Controlador-Geral do Município, João Carlos Perez, o principal objetivo do Fórum é capacitar os profissionais da área para que atuem de forma mais efetiva. Perez ressalta que o evento é aberto ao público e pretende ser também um estímulo para que o cidadão participação mais ativamente na fiscalização do dinheiro público.

O controlador-geral do Município explica que o evento vai tratar de temas extremamente atuais no que diz respeito ao controle social da gestão pública. Entre os muitos assuntos, Fiscalização de Contratos; Procedimentos do Controlador Social; Como Fiscalizar a Gestão de Pessoas; Fiscalizando o Orçamento Público e ainda Análise das Despesas dos Fundos de Educação. João Carlos Perez destaca que o tema controle social ganhou importância, principalmente, a partir da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Depois de Londrina, o Fórum de Controle Social do Tribunal de Contas vai para Ponta Grossa, no dia 19 de setembro, Cascavel em 31 de outubro, Maringá no dia 29 de novembro, e finaliza em Curitiba no início de dezembro. O Controlador-Geral do Município acredita que houve avanços nos últimos anos em relação ao controle social da gestão pública, mas avalia que a sociedade brasileira ainda precisa se engajar mais nessa questão.

As inscrições para o I Fórum de Controle Social podem ser feitas no site da Escola de Gestão Pública do Tribunal de Contas, o endereço é o www1.tce.pr.gov.br/egp. O credenciamento dos interessados será aberto às 8 horas desta terça-feira, dia do Fórum. O evento começa logo depois, às 8h30 e o encerramento está previsto para as 17h30.

Comentários