TERCA, 22/09/2020, 09:31

TST decide encerrar greve dos Correios a partir de hoje

Já categoria diz que irá discutir o tema em assembleia geral e que retorno não é imediato

O TST (Tribunal Superior do Trabalho) decidiu encerrar a greve dos Correios em todo o País nesta terça-feira.  A multa é de R$ 100 mil por dia em caso de descumprimento. Para encerrar a greve, o TST aprovou reajuste salarial de 2,6% para os funcionários. A maioria do tribunal também entendeu que greve não foi abusiva. Na pratica, isso quer dizer metade dos dias parados devem ser descontados e outra metade deve ser compensada.

Durante o julgamento, a ministra Kátia Arruda disse que a greve não foi abusiva porque houve resistência da empresa de atender as reivindicações.

Os ministros mantiveram nove clausulas do acordo coletivo como o plano de saúde e auxilio alimentação e outras 20 clausulas sociais obrigatórias. Outras 50 cláusulas foram suspensas pelos Ministros.

De acordo com o diretor do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios no Paraná, Cristian Pires, mesmo com a decisão a greve está mantida em Londrina pelo menos hoje a noite quando será realizada uma assembleia geral marcada para discutir o tema. O sindicato não decidiu se irá assinar o acordo do TST. Eles alegam que a proposta acarreta em queda de 40% no salário dos funcionários dos Correios.

A categoria informa que a adesão a greve se mantém em média de 60% dos funcionários desde o dia 17 de agosto no Paraná.

Por Guilherme Marconi

Comentários