SEGUNDA, 22/07/2019, 06:50

UEL ainda espera pela liberação de 50% dos recursos bloqueados no início do ano pelo Governo do Estado

Com a verba repassada até o momento, segundo o reitor, universidade não vai conseguir dar conta de todas as atividades previstas para até o final do ano.

A Universidade Estadual continua a correr atrás de recursos junto ao Governo do Estado. No início, cerca de 20% de toda a verba prevista para este ano foi bloqueada por meio de uma medida de contingenciamento. A decisão retirou cerca de 124 milhões de reais do orçamento da instituição. O reitor da UEL, Sérgio Carvalho, que, de lá para cá, a universidade conseguiu liberar cerca de metade do valor até então represado. Mas o que foi repassado até o momento, de acordo com ele, não vai conseguir dar conta de todas as atividades previstas para até o final do ano. Por conta disso, as negociações com a Secretaria Estadual de Fazenda continuam, conforme o reitor.

Carvalho destaca, ainda, que o recurso mais importante a ser liberado é o referente à chamada Dren, uma espécie de destinação feita pela instituição baseada na receita, e que parou de ser devolvida pelo governo. Esse bloqueio, segundo o reitor, diz respeito a cerca de 30% dos recursos próprios da UEL. A volta do repasse seria essencial para a manutenção das atividades do Hospital Universitário de Londrina.

Por Guilherme Batista

Comentários