QUINTA, 18/03/2021, 07:00

UEL completa um ano de atividades remotas e amplia atuação durante pandemia

Ainda sem previsão de retomada de aulas presenciais, reitor da Instituição considera que universidade alcançou seu propósito ao atender demandas da população.

Mesmo com restrições causadas pela pandemia da Covid-19, as atividades da Universidade Estadual de Londrina continuaram intensas. Na última quarta-feira (17), a suspensão das aulas presenciais completou um ano e a Instituição divulgou um levantamento em que contabiliza as ações desenvolvidas durante o período.

De acordo com os dados da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), quase 55 mil pessoas, entre professores e estudantes, como também público externo participaram de iniciativas oferecidas pela UEL, como cursos e eventos virtuais.

O relatório também aponta que pelo menos 30 projetos de pesquisa e cerca de 80 ações acadêmicas foram realizados.

O reitor da Universidade, Sergio Carvalho, considera que a mobilização da comunidade universitária foi essencial para que as iniciativas fossem desenvolvidas e aplicadas durante o período. Ele afirma que, ao longo deste processo, a Instituição pôde atender às demandas da população e corresponder ao propósito da universidade.

O documento destaca ainda o protagonismo do Hospital Universitário, um órgão suplementar da UEL, no enfrentamento à Covid-19 na região. Apenas entre os meses de janeiro e março do ano passado, a unidade realizou mais de 12 mil atendimentos a pacientes suspeitos ou positivados para a doença.

De acordo com Carvalho, atualmente, todos os esforços estão focados em fortalecer a atuação do HU no combate à pandemia. Ele afirma que Londrina e a instituição vivem um dos momentos mais delicados da crise sanitária e pede pelo apoio da população nas medidas de contenção ao coronavírus, em busca de reduzir os números de casos e internações na cidade.

Carvalho considera que, além de apresentarem soluções e respostas para atual situação da pandemia no município, as ações da universidade têm papel importante para planejar uma retomada da sociedade em diferentes áreas, como a econômica e a social.

Apesar da expectativa por um retorno à normalidade, o reitor considera que as condições sanitárias apresentadas até agora são insuficientes para uma retomada das atividades presenciais.

Recentemente, a Instituição definiu nova data para a realização do vestibular 2021.De acordo com o cronograma atualizado as provas serão aplicadas no dia 30 de maio. No entanto, a Coordenadoria de Processos Seletivos da UEL já sinalizou que o calendário pode ser alterado novamente conforme o cenário da pandemia na região.

Comentários