QUINTA, 30/04/2020, 09:05

UEL é referência em comitê internacional para a COVID-19

O objetivo do comitê é realizar debates sobre a COVID-19, doença causada pelo coronavírus e produzir estudos científicos.

A professora Nilza Maria Diniz, do Departamento de Biologia Geral do Centro de Ciências Biológicas da UEL  (Universidade Estadual de Londrina), integra o Comitê Mundial Emergencial de Ética para a Pandemia da COVID-19. O comitê reúne pesquisadores de países de todos os continentes.

O objetivo do comitê é realizar debates sobre a COVID-19, doença causada pelo coronavirus  e produzir estudos científicos. O comitê reúne PHDs de todo o mundo e o grupo é considerado independente. Entre os pesquisadores, a professora da UEL  é a única brasileira, entre nomes do Chile, Índia, Turquia, Canadá, Estados Unidos, Japão, Líbano, Tunísia, Tajiquistão, Tailândia, Taiwan, Bangladesh, África do Sul, Iraque, Paquistão, Coréia do Sul, Nova Zelândia, Filipinas, entre outros.

Entre os tópicos em discussão estão o uso de máscaras como medida de prevenção. No Brasil não é costume o uso do instrumento e isso levou a vários debates no início da pandemia no país, com sugestão para que a população não usasse a máscara, deixando-a para profissionais de saúde.

Outro tema debatido pelo comitê é a mudança de protocolos para atendimento de pessoas com sintomas da COVID-19. Em muitos locais, os pacientes com sintomas leves são orientados a voltar para casa e fazer isolamento.

Estagiário Tiago Bernardino, com supervisão da editora-chefe Raquel Rodrigues.​

 

Por Pauta CBN

Comentários