QUINTA, 29/07/2021, 15:34

Uel e Sociedade Rural realizaram evento teste com mais de 800 pessoas em Londrina

Regras sanitárias usadas em evento equestre no Parque de Exposições Ney Braga podem abrir precedentes para retomada gradativa de outros eventos em Londrina, seguindo protocolos semelhantes

O evento teste foi feito no fim de semana, mas só nesta quinta-feira imagens e resultados da amostragem foram divulgados à imprensa.  Trata-se do primeiro grande evento liberado pelas autoridades sanitárias de Londrina desde o início da pandemia. Isso porque decretos municipais e estaduais proíbem a atividade deste segmento desde março de 2020.

O 3º Open Rope, do segmento equestre, foi realizado no Parque de Exposições Ney Braga, entre nos dias 23, 24 e 25 de julho, com o apoio da Sociedade Rural do Paraná (SRP), com a participação de cerca de 500 competidores, seguindo as regras sanitárias de segurança e se transformou em um “evento teste”.   Todo o procedimento de testagem foi realizado por equipes preparadas do Hospital Universitário de Londrina, envolvendo a média de 30 profissionais da saúde.

Ao todo realizados 833 testes rápidos para Testagem Rápida com o objetivo de detectar o Antígeno SARS - CoV-2, em competidores e equipes de apoio, sendo que positivaram apenas dois, que foram isolados, orientados e não puderam entrar no parque

Segundo a superintendente do HU, Vivian Feijó, explicou que os testes foram adquiridos pela Sociedade Rural e a UEL criou os protocolos para triagem e testagem do público.

A realização do “evento teste” também poderá abrir um precedente para que gradativamente e seguindo protocolos rígidos, o segmento possa realizar atividades em Londirna. Entretanto, para Vivian Feijó, ainda que a circulação das novas cepas pede cautela as autoridades na flexibilização de decretos.

Além da Sociedade Rural, a proposta da testagem em massa em eventos foi apresentada a outras entidades de Londrina pela superintendência do HU-UEL e Ministério Público.  Na avaliação do presidente da Rural, Antonio Sampaio os três dias do evento equestre que reuniu mais de 800 pessoas no Parque Ney Braga foi um sucesso.

A prova de cavalos foi realizada em espaço aberto. Por enquanto, não foi permitida a participação de público e familiares.  Para o presidente da Rural,o evento teste deixar o setor mais otimista com a flexibilização dos eventos em Londrina.

Por Guilherme Marconi

Comentários