QUINTA, 07/11/2019, 18:20

UEL entrega primeira usina de energia solar de grande porte de Londrina

Equipamento, com mais de mil placas solares, ocupa uma área de 2 mil metros quadrados e junto com a unidade de biogás deve trazer uma economia de 14% no consumo de energia da Universidade. 

A UEL entrega oficialmente, nesta sexta-feira, a primeira Usina Fotovoltaica de Londrina, que deve garantir uma produção de quase 500 MWh/ano. Energia suficiente para manter aproximadamente 250 residências médias durante um ano. A Usina, que tem mais de mil placas solares, ocupa uma área de 2 mil metros quadrados do estacionamento da Clínica Odontológica, e representa um investimento de quase R$ 1,3 milhão. A obra faz parte de um Projeto de Eficiência Energética aprovado pela Copel, em 2017, uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica.

Além da Usina Fotovoltaica, a UEL vai entregar, em breve, uma unidade geradora de energia elétrica a biogás, que será produzido em biodigestores instalados na Fazenda-Escola. O equipamento está em fase de testes e representa um investimento de R$ 1,9 milhão. De acordo com o prefeito do campus, Gilson Bergoc, quando os dois equipamentos estiverem funcionando juntos, a economia com a conta de energia da UEL deve chega a algo em torno de 14%.

Ainda segundo Bergoc, a UEL é a primeira universidade do estado a entregar uma obra dessa parceria com a Copel e Aneel antes de completar dois anos da liberação dos recursos.

Com o edital também foram substituídas 15 mil lâmpadas fluorescentes por LED, trocados 40 condicionadores de ar e 40 destiladores de água, por equipamentos mais eficientes e de menor gasto energético. Foram instalados ainda 40 medidores de consumo dos Centros de Ensino.

Gilson Bergoc acredita que com a inauguração de todos os equipamentos, além da economia de recursos financeiros, a UEL entra em um ciclo inédito no que diz respeito à sustentabilidade, inclusive com a possibilidade de abertura de novas frentes de pesquisa e parcerias.

Além do investimento em equipamentos, o Programa de Eficiência Energética prevê ainda o pagamento de bolsas de estudos e de pesquisas aplicadas. A solenidade de inauguração da usina fotovoltaica da UEL é na tarde desta sexta-feira, no Anfiteatro Cyro Grossi, no Centro de Ciências Biológicas.

Comentários