SEXTA, 21/07/2017, 19:15

UEL está em primeiro lugar entre as instituições estaduais de ensino superior no Sul do País

O Paraná tem três universidades no ranking.

Cinco indicadores consideraram que a Universidade Estadual de Londrina – UEL é a melhor universidade estadual do Sul do País: citações de artigos científicos, transferência de tecnologia, ensino, pesquisa e perfil internacional.

O ranking foi publicado pela revista Times Eagher Education, da Inglaterra, responsável também pela publicação do ranking mundial de universidades.

A UEL entra pelo segundo ano entre as posições 51 e 60, Maringá e Ponta Grossa entre 61 e 70 das melhores da América Latina.

A UEL subiu na posição ensino e ocupa a 13ª colocação entre as instituições brasileiras e a 18ª entre as mais de 80 universidades latino-americanas.

De acordo com Sandra Garcia, diretora de avaliação e acompanhamento institucional da pró-reitoria de planejamento da UEL, o resultado vem das pesquisas dos professores que elevaram o ensino.

O Paraná ainda tem outras duas instituições de ensino superior estadual no ranking, UEM – Universidade Estadual de Maringá e a UEPG – Universidade Estadual de Ponta Grossa. As universidades também se destacam entre as instituições de ensino superior da América Latina.

Apesar de comemorar a conquista no ranking, Sandra lamenta a falta de recursos e investimentos para as universidades do estado, ressaltando o déficit de recomposição do quadro de servidores.

Das 81 universidades da America Latina, 32 são brasileiras, 17 chilenas, 13 mexicanas, 11 colombianas, três venezuelanas, duas argentinas, duas equatorianas, e uma costa-riquenha.

Comentários