QUINTA, 22/07/2021, 18:29

UEL se organiza para início de novo ano letivo, ainda em modelo remoto

Pró-reitora de Graduação avalia que situação pode mudar de acordo com cenário da pandemia na região.

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) está prestes a receber os novos alunos, aprovados no último vestibular, com o início do ano letivo de 2021. Por conta da pandemia do coronavírus, o calendário de atividades deste ano foi adiado para que a programação de 2020 pudesse ser concluída.

De acordo com o cronograma elaborado pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE) o primeiro semestre começa no dia 2 de agosto e segue até 15 de dezembro, quando entram as férias. As aulas devem ser retomadas, para a segunda etapa, em 24 de janeiro, finalizando o ano letivo em 23 de junho de 2022.

A pró-reitora de Graduação da UEL Marta Favaro explica que, por enquanto, as atividades na Instituição vão continuar sendo realizadas pelo modelo remoto, com exceção de alguns cursos da área da saúde, que vão ter aulas presenciais.

Neste momento, a orientação para os colegiados é que permaneçam levando em consideração a modalidade online para elaborar o Plano Especial de Matriz Curricular, que é o documento que define as disciplinas e cargas horárias das aulas de cada curso.

O ensino virtual foi mantido na UEL por meio de uma resolução aprovada pelo Cepe no início deste mês. De acordo com o documento, a decisão foi tomada respeitando as orientações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e estabelece que a oferta de aulas presenciais deve ser feita em casos indispensáveis, respeitando as normas de segurança para contenção do coronavírus.

Mas com o avanço da vacinação contra a Covid e a queda no número de casos na região, Marta Favaro avalia a possibilidade de uma retomada presencial gradativa, de acordo com as condições sanitárias do momento. Ela afirma que os planos elaborados pelas coordenações de curso podem ser readequados para atender a esta possível nova etapa de atividades.

Ainda sem definição a respeito do retorno das aulas presenciais, a pró-reitora destaca que um dos desafios para o início do novo ano letivo é orientar os calouros sobre as obrigações que devem ser atendidas na semana de recepção.

Para driblar esta dificuldade, a universidade preparou uma página virtual com as principais informações que devem ser passadas aos novos estudantes. Em especial, ela ressalta que os recém-aprovados não podem se esquecer da confirmação de matrícula, que precisa ser feita no Portal do Estudante, entre os dias 2 e 6 de agosto. Além disso, Marta Favaro reforça a necessidade de os graduandos manterem os dados atualizados no sistema.

Os novos alunos da UEL também precisam criar um e-mail institucional da universidade, por onde participam das aulas durante o período de atividades remotas. Um passo a passo está disponível no site da Pró-Reitoria de Graduação.

Os ingressantes também podem receber mais informações pelo WhatsApp exclusivo para aprovados pelo SISU, Vestibular, ou vagas remanescentes. Para fazer parte, basta entrar em contato com o número (43) 3371-4000.

Por Victor Assis

Comentários