DOMINGO, 18/03/2018, 13:07

UEL suspende início do calendário acadêmico 2018 da graduação e convoca reunião de urgência

Alegação é falta de professores para o início das aulas, Unicentro também suspendeu o início das aulas.

A UEL suspendeu o início do calendário acadêmico 2018 da graduação. O comunicado foi enviado na noite deste sábado aos docentes, estudantes de graduação e servidores técnico-administrativos . 
A razão segundo a reitoria é que o Governo do Estado não autorizou a carga horária necessária para a contratação de docentes temporários, e assim suprir as demandas da maioria dos departamentos da Universidade, já desde o início do novo ano letivo.

O Decreto No. 9.026, assinado pelo governador e datado de 16 de março de 2018, foi recebido pela UEL às 21:30 hs da sexta-feira., dia 16.

No mesmo Boletim Informativo, a Reitoria também convoca o Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE) para que, em reunião extraordinária marcada para esta segunda-feira, dia 19/03, às 14:30 horas, analise e delibere sobre a questão.

A Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) também suspendeu o calendário alegando os mesmos motivos. A reitora da UEL, Berenice Jordão, dará uma entrevista ao vivo, nesta segunda-feira, no CBN Londrina 1º edição, a partir das 9h.

Leia abaixo a íntegra do Boletim Informativo:

SUSPENSÃO DO CALENDÁRIO ACADÊMICO DE GRADUAÇÃO

Considerando que a Universidade Estadual de Londrina tem um déficit, em seu quadro, de 255 docentes, dos quais 87 aguardam imediata nomeação e 168 vagas aguardam autorização para concurso, desde agosto de 2014;

Considerando que o Governador do Estado assinou o Decreto No. 9.026, datado de 16 de março de 2018, que autoriza o quantitativo de horas para contratação de docentes temporários, em regime especial CRES, para as Instituições Estaduais de Ensino Superior, para o exercício de 2018;

Considerando que a respectiva carga horária autorizada para a Instituição não atende o quantitativo necessário para suprir as demandas atuais da maioria dos departamentos da Universidade, o que acarretará falta de docentes em sala de aula desde o início do primeiro semeste, e agravar-se-á ao longo do ano;

A Reitoria da UEL, desde agosto de 2017, tem realizado um trabalho incessante visando à autorização do Governo do Paraná para as contratações docentes com o objetivo de evitar maiores prejuizos para as atividades acadêmicas e, consequentemente, para os estudantes. Assim, enquanto busca uma definição adequada deste quadro junto ao Governo do Estado, a Reitoria suspende o Calendário das Atividades de Ensino de Graduação até que o Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE) analise e delibere sobre a questão, em reunião extraordinária que, frente à situação, será convocada para segunda-feira, dia 19/03, às 14:30 hs.

Por Pauta CBN

Comentários