SEGUNDA, 23/08/2021, 07:05

UEL vai realizar processo de seleção para 88 vagas de Residências Médicas no HU

Prova está marcada para 31 de outubro e inscrições devem ser feitas pela internet a partir de setembro.

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) divulgou na última semana um novo edital para seleção de médicos que vão atuar em residências ofertadas pelo Hospital Universitário a partir do primeiro semestre do ano que vem.

Podem se inscrever no processo seletivo pessoas formadas no curso de Medicina ou estudantes do último ano que vão se graduar até a data da matrícula. Ao todo são 88 vagas para diferentes especialidades, como Clínica Médica, Oftalmologia e Medicina Intensiva.

A duração da residência médica, no entanto, varia entre as áreas. No caso da atuação em Ortopedia, Cirurgia Geral e Neurologia, por exemplo, o período de formação é de três anos. Já para Cardiologia, Pneumologia e Reumatologia, é necessário atender a alguns pré-requisitos e a conclusão do curso leva dois anos, como explica o professor do Departamento de Clínica Médica da UEL, Alcindo Cerci Neto.

Ele destaca também a importância da realização da residência médica. O curso é uma modalidade de pós-graduação em que os formados vão desenvolver experiência e especialização na área em que desejam atuar.

O processo de seleção deve ser realizado em duas partes. Na primeira fase, uma prova objetiva, marcada para o dia 31 de outubro. Já em uma outra etapa, os currículos dos candidatos vão ser analisados pela Comissão de Residência Médica do HU.

As inscrições começam no dia 1º de setembro, a partir das 17h, no site da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops), e se encerram no dia 4 de outubro. O resultado com a lista de aprovados será divulgado no dia 25 de novembro.

Por Victor Assis

Comentários