QUARTA, 16/09/2020, 19:52

UENP divulga pesquisa sobre presença de anticorpos da Covid-19 na população de 14 municípios do Norte Pioneiro

Estudo mostra que 90% da população da região segue vulnerável à doença e que quantidade de casos confirmados pode ser até dez vezes maior que o divulgado nos boletins oficiais da Sesa.

A pesquisa, uma parceria da UENP com as Regionais de Saúde de Cornélio Procópio e Jacarezinho, Secretarias de Saúde da região e UTFPR, com apoio da Fiocruz, foi realizada em 14, das 43 cidades que fazem parte do Norte Pioneiro, entre 11 de junho e 11 de agosto. Participaram do estudo 1.350 voluntários adultos, que trabalharam nesse período. Segundo o coordenador do estudo, professor Ricardo Moreira, a pesquisa revelou que a proporção de pessoas adultas na região com anticorpos para a Covid-19 chegou a quase 10% de uma população de pouco menos de 500 mil habitantes.

Com base nesses valores, explica o coordenador, se chegou à projeção de mais de 25 mil pessoas adultas das 14 cidades pesquisadas, entre 18 e 59 anos, apresentam os anticorpos. Mas, o principal problema, diz o professor, são os 90% que continuam vulneráveis à doença.

O coordenador explica que a pesquisa comparou a estimativa de pessoas adultas da região com provável exposição ao vírus e o número de casos confirmados pela SESA.

A estimativa, segundo ele, é de que o número real de pessoas expostas ao vírus na região seja até dez vezes maior.

Além de identificar o percentual da população adulta da região que apresenta anticorpos contra Covid-19, a pesquisa também tinha como objetivo conhecer a adesão dos participantes às medidas de prevenção.

A pesquisa mostrou que a máscara foi adotada por quase todos os participantes, 96%. No caso da higienização das mãos com álcool em gel, o índice chegou a 97%, mas em relação ao distanciamento social, o índice ficou em apenas 69%.

Comentários