SEGUNDA, 28/08/2017, 00:10

Um dos principais escritores da literatura infantil brasileira esteve em Londrina este fim de semana

Autor de mais de 70 livros para crianças, Ilan Brenman tem como um de seus temas favoritos a preocupação com o politicamente correto nas obras infantis.

O escritor veio à cidade apresentar a palestra “Quem tem medo do Lobo Mau? Uma reflexão sobre o politicamente correto na Literatura Infantil”. Ilan Brenman diz que a motivação para falar do assunto surgiu quando ele começou a publicar seus primeiros livros há cerca de 20 anos. Ele afirma que na época sentiu a reação de alguns educadores e professores em relação às temáticas de algumas histórias. E completa dizendo que, de lá pra cá, o politicamente correto se tornou ainda mais forte.

Mestre e Doutor em Educação pela USP, Ilan Brenman já publicou mais de 70 livros e é considerado um dos principais escritores da literatura infantil brasileira. É dele o livro “A condenação de Emília: O politicamente correto na literatura infantil”, de 2012. Na obra, Brenman fala da pedagogia que muda o conteúdo das histórias e, como ele mesmo diz, suaviza o contato com as crianças. E faz uma analogia para explicar esse tal excesso de limpeza nas histórias infantis.

Ilan Brenman é considerado um dos mais importantes autores de livros infantis do Brasil, ganhou diversos prêmios e já teve algumas de suas obras traduzidas na Alemanha, França, Itália, Suécia, Dinamarca, Polônia, Portugal, Espanha e México, entre outros países. Em 2011, recebeu da Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil o prêmio de melhor livro para crianças, com a obra “O Alvo”.

O escritor diz que o que move o trabalho dele é compartilhar boas histórias, divertir e emocionar as crianças.

Há três anos o escritor participa da programação da Rádio CBN com dois programas semanais, às sextas e domingos, onde fala, principalmente, de Educação e Literatura.

Comentários