QUARTA, 21/09/2016, 18:35

Um em cada quatro candidatos do Paraná nessas eleições tem curso superior

Entre as profissões mais registradas pelo TSE está a de agricultor.

Nada de empresários, comerciantes, advogados ou professores. A profissão que mais aparece nos registros do Tribunal Superior Eleitoral é a de agricultor. Aqui no Paraná, eles são mais de 2.700 em um universo de 31.000 candidatos, quase 10% do total. E ficam à frente de empresários, comerciantes e servidores públicos. Os agricultores também lideram o ranking a nível nacional. Para o professor de Ética e Filosofia Política da UEL, Clodomiro Bannwart, os números refletem a força do campo no cenário político.

E quando assunto é escolaridade, o nível dos candidatos aqui no estado não teve grandes alterações, continua semelhante ao da última eleição municipal. Os dados de 2016 do TSE revelam que um em cada quatro candidatos do Paraná tem curso universitário. E mais de um terço deles só completou o ensino médio. Os números do estado são semelhantes aos do resto do país.

Os dados são do registro de candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral e foram levantados pelo Movimento Vote Bem, uma organização apartidária, de conscientização política e mobilização da sociedade, apoiada por entidades como OAB-PR, Associação Paranaense de Imprensa, Federação das Indústrias e Ministério Público estadual.

Comentários