QUINTA, 05/05/2022, 18:05

Um mercado em expansão e carente de mão de obra

Apesar de ocupar posição de destaque nacional na área, setor de reparação automotiva do estado tem alta demanda por profissionais qualificados.

Se você está buscando emprego ou quer dar uma guinada e mudar de área, tem uma profissão que está despontando em um mercado cada vez mais aquecido pela alta nos preços dos veículos novos: o de recuperação automotiva.

Na região Sul, o Paraná é o estado que mais emprega no setor, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. São pouco mais de 60 mil postos ocupados e cerca de sete mil empresas especializadas. Apenas o setor de reparação, responde por quase 23 mil desses empregos. O Paraná fica atrás apenas de Minas Gerais e de São Paulo.

Os dados mostram ainda que quase 60% dos empregados do setor no estado têm entre 30 e 64 anos, 84% deles são homens e 67% têm o Ensino Médio. Em um mercado carente desse tipo de mão de obra, quem investir em formação qualificada sai na frente, seja um jovem no primeiro emprego ou um profissional que decidiu mudar de atividade.

E é exatamente nesta área, que vem evoluindo tecnologicamente a passos largos, que o estado tem uma carência maior de mão de obra qualificada, explica o consultor do Conselho Automotivo da Federação das Indústrias, Pedro Silva.

E uma opção para quem quer se preparar para esse mercado é o Senai Paraná. Em Londrina, por exemplo, o Curso Técnico em Manutenção Automotiva tem três turmas em andamento e um novo grupo, que começa as aulas no dia 16, já está fechado. Mas, há vagas disponíveis para duas novas turmas com início em julho e agosto.

Pedro Lazzarotto, coordenador de Educação Profisisonal do Senai, explica que a demanda do mercado por profissionais com conhecimento tecnológico é cada vez maior e, em função disso, a instituição oferece ainda cursos para eletricista e mecânico de automóveis e motocicletas, diagnósticos de injeção eletrônica, instalação de sons e acessórios, entre outros.

A relação completa dos cursos disponíveis no Senai pode ser consultada no site www.senaidofuturo.com.br ou pelo whatsApp (41) 9 9685-9047.

Comentários