TERCA, 13/06/2017, 19:05

Uma creche e duas escolas municipais foram arrombadas por ladrões neste fim de semana

Secretaria de Defesa Social reconhece o problema, mas afirma que não tem efetivo da Guarda Municipal suficiente para fazer a segurança dos prédios públicos.

O Centro Municipal de Educação Infantil Water Okano, na Vila Ziober, região central de Londrina foi arrombado no fim de semana. A funcionária Gislaine Fernandes Matias relata que os bandidos arrombaram as portas de quatro salas de aula, levaram ventiladores, Tv e um DVD.  

A funcionária destaca que essa não é a primeira vez que a escola é arrombada. Já foram sete vezes só neste ano. 

A Escola Municipal Mábio Palhano, no Parque Ouro Branco (zona sul) também foi arrombada por vândalos. A coordenadora não quis gravar entrevista, mas contou que os bandidos quebraram a porta de uma sala de aula e espalharam livros de literatura no chão. A Escola Municipal Áurea Alvim Toffoli, no conjunto José Maurício Barroso, na zona norte também está na lista de unidades visitadas pelos ladrões. A coordenadora Maria Regina Chepak explica que os atos de violência já estão comuns no bairro e na escola.  

O Secretário Municipal de Defesa Social, Evaristo Kuceki, afirma que tem conhecimento do problema. No caso da CMEI, os guardas municipais conseguiram prender um dos bandidos que arrombaram a creche.

Segundo o secretário, a prefeitura aposta na instalação de câmeras nas escolas e creches de Londrina para espantar o vandalismo e roubos. Ele reconhece que não tem efetivo suficiente para colocar nas unidades. Por isso, a solução seria monitorar os espaços públicos a fim de identificar suspeitos e evitar os crimes.

Por Claudia Lima

Comentários