SEGUNDA, 04/10/2021, 07:10

Uma das maiores universidades públicas do país UEL já formou mais de 80 mil estudantes de graduação

Na semana em que Instituição completa 50 anos, CBN Londrina preparou uma série especial sobre história da universidade. Na primeira reportagem, vamos acompanhar os reflexos da formação profissional para desenvolvimento do município.

Ao longo de cinco décadas, a Universidade Estadual de Londrina (UEL) foi responsável pela formação de mais de 80 mil graduados. A Instituição está entre as 25 melhores universidades no Brasil, de acordo com o ranking internacional QS World University.

Com 53 cursos de graduação, 77 programas de pós-graduação, entre mestrados e doutorados, e 66 residências médicas, quase 18 mil pessoas estudam na universidade. Para o reitor Sergio Carvalho, a instituição surge como uma resposta à demanda da cidade de Londrina por desenvolvimento econômico e social. O resultado dessa dinâmica foi o fortalecimento de um vínculo entre a UEL e a sociedade.

Carvalho destaca que a produção de conhecimento da universidade, por meio de pesquisas, também é ponto de partida para o desenvolvimento de iniciativas que beneficiam diretamente a população de Londrina e região.

Ele cita, como exemplo, a execução de um projeto, ainda na década de 70, que contribuiu para o início da elaboração da estrutura das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). Atualmente, 52 postos estão espalhados pela zona urbana e rural de Londrina.

A pró-reitora de Graduação da UEL Marta Favaro considera que a universidade é um patrimônio da região, por conta das contribuições para a organização da sociedade. Ela aponta que os projetos de extensão desenvolvidos pela Instituição são uma ferramenta importante para construir um elo entre os estudantes, ao longo da formação profissional, e a cidade, que se desenvolve a partir destas ações.

Marta Favaro ressalta ainda que a UEL, por meio de organizações e colegiados, tem reformulado o currículo dos cursos de graduação, como forma de atender às novas demandas da sociedade, com o avanço da ciência e da inovação tecnológica.

Amanhã, a CBN Londrina dá continuidade à série de reportagens sobre os 50 anos da instituição, abordando a história da universidade em diferentes áreas, como o desenvolvimento da cultura no município e a atuação no setor agropecuário.

Comentários