QUARTA, 22/05/2019, 14:51

Unidade do Castramóvel chega na semana que vem, mas sem profissionais para fazer as cirurgias nos animais

Secretaria de saúde ainda vai abrir um chamamento público para contratar médicos veterinários.  

Depois de tantos atrasos, o Castramóvel vai ser entregue à Secretaria Municipal de Saúde na próxima quarta-feira. Trata-se de um trailer, que será utilizado para fazer a castração cirúrgica em cães e gatos domiciliados e semi-domiciliados de Londrina. A unidade móvel tem dimensões de 2,40m de largura por 6m de comprimento. Nela tem salas pré-operatória, cirúrgica e pós-operatória com acomodação para até oito animais, como destaca o secretário Felipe Machado.

O veículo foi comprado por R$ 150 mil, com dinheiro de uma emenda parlamentar. A intenção é fazer, diariamente entre 15 e 20 procedimentos. Mas, a data de início da oferta do serviço está indefinida porque a secretaria de saúde não conseguiu firmar parceria com os cursos de medicina veterinária de universidades de Londrina. Ainda vai ter que abrir um chamamento público para contratar veterinários.

Secretário afirma que a contratação será feita em 30 dias.

Em Londrina, o problema de animais abandonados já se tornou uma situação de saúde pública. Estima-se que mais de 60 mil cães e gatos vivem nas ruas da cidade. O Castramóvel é um projeto do Ministério da Saúde e outros 80 municípios do Paraná também devem receber a unidade.

Por Claudia Lima

Comentários