QUINTA, 31/12/2020, 11:25

Uso de fogos de artifício requer cuidados para prevenir acidentes

Observar a validade do produto e fazer a utilização correta do equipamento são fundamentais para comemorar com responsabilidade.

O réveillon é tradicionalmente marcado pela queima de fogos de artifício em todo o mundo. Em Londrina, o uso de artefatos com efeitos sonoros está proibido, enquanto os fogos silenciosos seguem liberados. Mesmo assim, os cuidados continuam sendo necessários para celebrar a chegada de um novo ano sem acidentes.

Os principais riscos relacionados à pratica estão na possibilidade de acidentes com queimaduras ou até mesmo mutilações. De acordo com um levantamento realizado pelo Conselho Federal de Medicina, entre os anos de 2008 e 2017, mais de cinco mil pessoas foram internadas por conta do manuseio errado de fogos de artifício.

De acordo com o tenente do Corpo de Bombeiros, Felipe Peixoto, uma série de ações preventivas garante maior segurança no momento da comemoração, como o usar bases de apoio para os artefatos e escolher um ambiente adequado para soltar os fogos.

Outro cuidado muito importante, apontado pelo tenente, está na escolha dos produtos que vão fazer parte da queima. Fogos de artifício com validades expiradas ou de má qualidade também são causas comuns de acidentes envolvendo os itens. A recomendação é de que o consumidor busque lojas certificadas para aquisição dos artefatos.

O Tenente explica que além dos riscos físicos dos fogos de artifício, a queima pode se tornar foco para princípio de incêndios. Ele orienta que o Corpo de Bombeiros seja acionado imediatamente, em caso de acidentes.

O uso de fogos de artifício com estampidos e barulhos altos pode ser denunciado à Gerência de Fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente pelo número 9 9994-1721. A Guarda Municipal também atende aos chamados, pelo telefone 153. A multa para quem violar a proibição tem o valor inicial de R$ 500. Se a denúncia for reincidente, o custo pode chegar a R$ 2.000. Em casos de acidentes envolvendo fogos de artifício, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo telefone 193.

Comentários