SEGUNDA, 18/09/2017, 18:40

USP não confirma tremor em São Jerônimo da Serra

Segundo o Centro de Sismologia, a terra tremeu nas cidades de Itaperuçú e Rio Branco do Sul. Mas, moradores relatam que ouviram o barulho e sentiram o chão tremer.

O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) registrou tremores na divisa dos municípios de Itaperuçú e Rio Branco do Sul, na região de Curitiba. De acordo com o técnico sismógrafico da USP, José Roberto Barbosa, o tremor foi registrado à 0h15, teve 3,5 graus de magnitude. Mas, não atingiu a cidade de São Jerônimo da Serra, como disseram alguns moradores.

O técnico defende que houve um engano na leitura do gráfico, que é postado automaticamente no site do Centro de Sismologia da USP. Ele confirma o tremor em Rio Branco do Sul e explica que as ondas de vibração dele podem ter sido sentidas em São Jerônimo da Serra. Como era de madrugada, a cidade não tinha movimento e por isso, foi possível escutar o barulho causado em um raio de 200km dalí.

O Secretário Municipal de Obras, José Luiz Custódio afirma que na área urbana, nada aconteceu e que a situação já está sendo monitorada. Mas, moradores da área rural de São Jerônimo da Serra relataram que sentiram o chão tremer na madrugada desta segunda-feira.

O vereador Paulo César da Silva, que também é comerciário na cidade diz que sentiu o chão tremer de madrugada.

A Defesa Civil regional foi comunicada do ocorrido e disse estar monitorando a situação.

Por Claudia Lima

Comentários