SEGUNDA, 20/02/2017, 00:10

Vacina pneumocócica para idosos pode levar de dois a três meses para ser aplicada pelo município

Um casal de idosos precisou de um encaminhamento médico para solicitar a vacina que previne uma pneumonia.

Nossa reportagem recebeu denuncia de um casal de idosos Maria José e Flávio. Segundo relato do casal eles foram ao posto de saúde próximo ao Shopping Com-tour e foram perguntar sobre a vacinação que previne a pneumonia.

A preocupação do casal em buscar a imunização foi referente a duas perdas recentes. Uma amiga morreu há menos de uma semana pela doença, além de um parente há dois meses.

Ao chegarem na Unidade Básica de Saúde, solicitaram a vacina e o posto informou que precisava de um encaminhamento de um médico.

Os idosos pagaram uma consulta e retornaram ao posto de saúde no dia seguinte, com o encaminhamento médico e foram informados de que a vacina pode levar até 30 dias para ser liberada.

Em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da diretoria de imunizações fomos informados que a imunização pode levar até três meses para ser aprovada.

Segundo a coordenadora de imunizações da SMS, Sônia Fernandes, primeiro o governo do estado tem que aprovar a vacina pneumocócica que é de uso restrito.

A vacina só está disponível para pessoas que apresentem problemas constantes respiratórios e que vivem acamadas.

Para quem tem plano de saúde a vacina custa R$ 250 por pessoa.

Comentários