QUINTA, 19/04/2018, 19:05

Vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira

Meta da Secretaria de Saúde de Londrina é aplicar mais de 160 mil doses contra o vírus Influenza.

A vacina vai estar disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde da Prefeitura. A Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza começa nesta segunda-feira, dia 23, em todo o Brasil. Em Londrina, a Secretaria de Saúde trabalha com a expectativa de aplicar 160 mil doses até o dia 1º de junho, quando termina a vacinação.

Podem tomar a vacina pessoas acima de 60 anos, gestantes, puérperas, crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, povos indígenas, profissionais da saúde, pessoas com doenças crônicas, detentos, funcionários do sistema prisional, e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas. Os professores também foram incluídos na campanha desse ano, mas eles precisam apresentar uma declaração da instituição.

A coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde de Londrina, Sônia Fernandes, ressalta que a vacina é extremamente eficaz, reduz possíveis infecções secundárias, como a pneumonia, que pode levar à morte nos casos mais graves. A coordenadora de Imunização afirma que nesses 20 anos de uso dela houve uma redução no número de internações e mortes, em todo país, principalmente entre os idosos.

O Ministério da Saúde definiu como meta para 2018 uma cobertura mínima de 90% em todos os grupos. Quem deseja tomar a vacina deve levar para a Unidade Básica de Saúde os documentos pessoais e a carteirinha de vacinação.

A vacina é aplicada em dose única, exceto para as crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, que são imunizadas em duas doses, com intervalo de 30 dias. As crianças que já receberam as duas doses em 2017, necessitarão tomar apenas uma dose agora.

Sônia Fernandes destaca que, apesar da vacina ser aplicada apenas nos grupos prioritários, o total de pessoas imunizadas em Londrina é bastante alto.

Um levantamento recente da Organização Mundial de Saúde revelou que a gripe mata mais de 650 mil pessoas no mundo todos os anos. O Dia D da Campanha,data de mobilização nacional, está programado para o sábado, 12 de maio.

Comentários