SEGUNDA, 13/08/2018, 18:41

Vacinação contra o sarampo e a pólio tem baixa procura em Londrina

Balanço da Secretaria de Saúde revela que apenas 5% do público alvo, crianças de 1 a 5 anos, se vacinou contra as duas doenças. “Dia da D” da campanha é neste sábado.

A meta em Londrina é imunizar cerca de 25 mil crianças, de 1 a 5 anos, até o encerramento da campanha, daqui a pouco mais de duas semanas, no dia 31 de agosto.  Mas pelo ritmo de vacinação até agora vai ser difícil atingir esse número. Um balanço da Secretaria Municipal de Saúde mostrava que, até esta segunda-feira pela manhã, foram aplicadas 1.429 doses da vacina contra o sarampo e 1.480 contra Poliomielite, o correspondente, nos dois casos, a mais ou menos, 5,5% do total esperado.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, a pequena procura preocupa, principalmente porque estamos em um período de reinserção das duas doenças no país, justamente por conta da baixa cobertura vacinal registrada nos últimos anos.  

Machado afirma que, no Paraná, ainda não houve casos confirmados do sarampo e que se a vacinação não atingir, no mínimo, 95% do público alvo é só uma questão de tempo para que a doença seja reinserida na cidade.

No caso do sarampo, a vacina que está sendo aplicada é a tríplice viral, que previne ainda contra a caxumba e a rubéola. As crianças também estão recebendo um reforço contra a paralisia infantil.

Para estimular os pais e responsáveis pelas crianças nessa faixa etária, de 1 a 5 anos de idade, neste sábado, a Secretaria vai realizar, das 9h às 17h, o “Dia D” de vacinação contra as duas doenças. Felippe Machado explica que mesmo as crianças que já tomaram as duas vacinas devem ser imunizadas novamente.

O secretário de Saúde explica que o objetivo do “Dia D”, que vai das 9h até às 17h, é ajudar os pais que não têm tempo durante a semana, a levarem seus filhos para vacinar no sábado.  As duas doses vão ser aplicadas em todas as Unidades Básicas de Saúde da zona urbana.

Comentários