TERCA, 14/09/2021, 11:56

Vacinação para adolescentes com comorbidades já tem 577 cadastros em Londrina

Secretaria de Saúde ainda aguarda mais doses do imunizante para abrir agendamento para este público

O Paraná ainda não recebeu vacinas contra a Covid-19 direcionadas para o início da imunização de adolescentes de 12 a 17 anos, e dose reforço para idosos e imunossuprimidos. Em Londrina, só poderão ser cadastrados, por enquanto, os adolescentes dessa faixa etária que tiverem algum tipo de comorbidade. 

Segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, até agora 577 adolescentes que se enquadram neste grupo fizeram o cadastramento no site da prefeitura.

Entretanto, o secretario Felipe Machado, responsável pela pasta, informou que o objetivo é concluir primeiro a vacinação dos jovens e adultos com mais de 18 anos, antes de abrir agendamento dos adolescentes com comorbidades. Para isso, Londrina precisará de cerca de 20 mil doses para fechar a aplicação da primeira dose do publico adulto.

Para preencher o cadastro de adolescentes com comorbidade, é necessário apresentar formulário médico disponível no portal da prefeitura ou atestado médico, cópia do RG e do CPF e comprovante de residência atualizado. Os documentos devem ser colocados em um envelope lacrado e entregues na sede da Secretaria Municipal de Saúde, que Avenida Theodoro Victorelli, 103, perto do Shopping Boulevard, ou na Secretaria Municipal de Educação, que fica na Rua Mar Vermelho, 35, Jardim Cláudia. Também há pontos de coleta dos envelopes na Escola Municipal Professor Moacyr Teixeira, Jardim Maria Cecília, e na Supercreche, que fica na rua Benjamin Constant, 800, no centro.  Atualmente, apenas o imunizante da Pfizer está autorizado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para aplicação em adolescentes.

Segundo o vacinômetro, Londrina tem 378.123 pessoas vacinadas com a primeira dose e cerca de 203 mil pessoas estão completamente imunizadas.  A vacinação continua em seis pontos da cidade para público acima de 21 anos e para dose 2 de adultos em geral.

Por Guilherme Marconi

Comentários