SEGUNDA, 19/08/2019, 19:15

Varejo do Paraná fecha 1º semestre com alta de pouco mais de 2% nas vendas

Entre as regiões analisadas, Londrina foi a única a apresentar resultado negativo no semestre em relação ao mesmo período de 2018, com queda de pouco mais de 4% no faturamento.

Os dados são da Pesquisa Conjuntural da Fecomércio e mostram que o varejo do estado fechou o primeiro semestre com crescimento de 2,11% nas vendas em relação ao mesmo período de 2018. Menos da metade do aumento registrado no primeiro semestre do ano passado, quando o varejo paranaense registrou alta de 5,13%.

O diretor de Planejamento e Gestão da Fecomércio, Rodrigo Rosalem, destaca que o faturamento das empresas do setor nos seis primeiros meses desse ano só não foi maior em função do desempenho negativo das farmácias, que registraram queda de mais de 4,5%, do segmento de vestuário e tecidos, menos 4,16%, e das livrarias e papelarias, com redução de quase 4%.

Rodrigo Rosalem ressalta ainda que o resultado positivo do primeiro semestre do ano passado ocorreu após três anos de primeiros semestres consecutivos de perdas.

Entre as regiões analisadas, a única a apresentar resultado negativo no semestre em relação ao mesmo período do ano passado foi Londrina, que teve retração de 4,36%.

Rosalem diz que, em grande parte, por conta da redução de 17% nas vendas de veículos.

Em relação a junho do ano passado, houve queda nas vendas de 2,5%, e na comparação com maio, a redução foi de 7,46%.

O diretor de Planejamento diz que o varejo do estado ainda passa por uma certa inquietação, causada em grande medida pela lentidão na aprovação das reformas, que acabaram adiando também novos investimentos dos empresários.

Em Curitiba e Região Metropolitana o comércio cresceu 4,3% no primeiro semestre. No Sudoeste, 4%; e na região Oeste houve alta de 3,41%. Mas, o resultado positivo não foi suficiente para gerar novas vagas no varejo, que teve queda na criação de postos de trabalho de 0,2%.

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