QUARTA, 17/10/2018, 19:42

Varejo paranaense cresce 10% em agosto

Segundo pesquisa realizada pela Fecomércio, o dia dos pais ajudou a alavancar as vendas.

O varejo do Paraná retomou o crescimento em agosto, em comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo pesquisa divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) a elevação foi de 10,22% nas vendas. Segundo o diretor de Planejamento e Gestão Rodrigo Rosalém, o bom desempenho tem relação com a redução do desemprego no estado e a melhora da intenção de consumo das famílias. 

Essa tendência de consumo foi confirmada pela pesquisa, que mostra mais compras de produtos com maior valor agregado. Nesse caso, os setores que mais cresceram em Londrina foram o de vestuário (27%), o de material de construção, móveis, decorações e utilidades domésticas (23%). As concessionárias de veículos também tiveram aumento nas vendas (15%) de um ano para o outro.

Em comparação com o mês anterior, ou seja, julho, o aumento das vendas do varejo de Londrina foi de 7,43%. Levando em conta o dia dos Pais, que movimenta mais o comércio. De acordo com a pesquisa, os setores que mais cresceram de um mês para o outro foram: vestuário (34%), calçados, livrarias e papelarias (17%) e óticas (13%).

No acumulado do ano, o faturamento do comércio paranaense aumentou 6,11%. O que puxou esse índice foi o incremento das vendas nas concessionárias, que de janeiro a julho, venderam 32% a mais – em relação ao ano passado.

Por Claudia Lima

Comentários