SEGUNDA, 06/01/2020, 06:45

Vendas de veículos no país tem melhor desempenho desde 2014, com alta de mais de 8,5%

Em Londrina, sindicato das concessionárias comemora desempenho ainda melhor, com mais de 10% de aumento nas vendas.

A indústria automobilística do país teve o melhor volume de vendas internas dos últimos 5 anos em 2019. Os dados da Fenabrave, a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores, mostram que foram emplacadas 2,78 milhões de unidades. O que representa um aumento de 8,65% em relação a 2018. O número é o melhor desde 2014, quando foram vendidas 3,5 milhões de unidades. Os carros de passeio, que representam mais de 90% do setor, registraram alta de 7,65% em relação ao anterior.

Segundo a Fenabrave, a melhora do setor é resultado da queda na taxa básica de juros, da redução da inadimplência e do aumento da confiança do consumidor e do empresariado. Apenas em dezembro, foram quase 263 mil emplacamentos em todo o país. Uma alta de pouco mais de 12% na comparação com 2018.

O diretor do Sindicato do Comércio Varejista de Veículos de Londrina, SINCOVAVE, Vilson Bassetto, diz que novembro foi o mês que registrou vendas mais expressivas aqui na cidade. De acordo com Basseto, em Londrina o desempenho do setor em 2019, na comparação com o ano anterior, foi ainda melhor que no resto do país, mais de 10% de aumento nas vendas.

Entre os veículos pesados, destaque para os ônibus, que no país registraram aumento nas vendas de quase 40% no ano. O segmento de caminhões também teve um 2019 de recuperação e ampliou o faturamento em 33%.

Segundo o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Veículos de Londrina, esse cenário se repetiu aqui na cidade e a expectativa do setor é que continue assim em 2020, por conta do envelhecimento da frota ao longo dos últimos anos.

De acordo com a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores, o setor só não teve um desempenho melhor por conta da redução nas exportações.

Comentários