SEGUNDA, 15/07/2019, 18:19

Vendas do varejo paranaense crescem mais de 6% em maio na comparação com o mesmo mês do ano passado

Em Londrina aumento foi de pouco mais de 4%, com destaque para as lojas de departamento.

As vendas do varejo paranaense cresceram 6,3% em maio, na comparação com o mesmo mês do ano passado, de acordo com a Pesquisa Conjuntural da Fecomércio. No estado, o destaque ficou para o setor de óticas, cine-foto e som, que chegou a mais de 50% de aumento no faturamento, além das lojas de departamentos que registraram 27,5%.

A região Sudoeste, que vinha apresentando queda nas vendas nos últimos meses, teve o melhor resultado entre as seis regiões pesquisadas e registrou aumento de pouco mais de 10% na comparação com maio de 2018. Já Londrina ficou na última colocação com 4% de elevação no faturamento na comparação com o mesmo mês do ano passado.

A coordenadora de pesquisas da Fecomércio, Priscila Andrade, destaca alguns setores que registraram bons números aqui na cidade, como as lojas de departamentos e de cine-foto e som, e diz que o resultado de Londrina reflete um certo equilíbrio nas vendas.

Priscila Andrade ressalta o bom resultado da cidade na variação mensal, de abril para maio. Também nesse caso, a região Sudoeste se destacou mais uma vez, com crescimento de quase 15%. Londrina aparece na sequência com um aumento de pouco mais de 9%, em boa parte graças ao Dia das Mães.

Na comparação do primeiro semestre de 2019 com os seis meses iniciais de 2018, a situação se inverteu e Londrina registrou queda nas vendas de 1,5%. A situação  foi pior na região Sudoeste, com redução de 9,5%. Nesse caso, segundo a coordenadora de Pesquisas da Fecomércio, os números são reflexo, em grande parte, da redução nas vendas de máquinas e veículos agrícolas.

Comentários