QUARTA, 25/09/2019, 19:10

Vereador de Jataizinho tem mandato cassado por insultos homofóbicos, mas diz que não foi notificado de julgamento e que vai recorrer

Vice-presidente da Câmara desmente parlamentar e garante que ele foi notificado da sessão. Autor da denúncia diz ter ficado satisfeito com resultado.

O mandato do vereador Toninho Brandão, do PTC, foi cassado por seis votos a dois. A sessão de duas horas que definiu o fim do mandato do vereador de Jataizinho, pelo menos por enquanto, deveria ter acontecido no início de setembro, mas por conta de manobras e duas tentativas frustradas, acabou sendo realizada na noite desta terça-feira.

A terceira sessão de julgamento de Toninho Brandão foi determinada pela juíza da Vara da Fazenda Pública de Ibiporã, Sonia Fuzinato, após um suposto impedimento dos membros da Comissão Processante, declarado pelo presidente da Casa Maurílio Martielho, tio de Brandão. No outro episódio, seis vereadores abandonaram o plenário depois de mais uma confusão envolvendo o presidente da Câmara.

A juíza também determinou que a terceira sessão fosse comandada pelo vice-presidente, vereador Adir Leitte Lima, do PC do B. O parlamentar afirma que houve muito debate, mas a votação chegou ao final sem nenhum problema.

O vice-presidente da Câmara de Jataizinho desmente o vereador cassado, que alega não ter sido notificado da sessão de julgamento.

Adir Leite, que também é presidente da Comissão de Ética da Câmara, diz ainda que em todos os momentos nos quais quis tomar o depoimento de Toninho Brandão ele nunca quis ser ouvido, e que precisou notificá-lo por edital das convocações. O suplente que vai ocupar a cadeira do vereador, segundo o vice-presidente da Casa, deve ser definido pela justiça eleitoral nos próximos dias.

A Comissão Processante contra Toninho Brandão foi aberta em outubro do ano passado após supostos insultos homofóbicos ditos pelo vereador contra o colega Igor Sabará, também do PTC, que em seguida protocolou uma representação por quebra de decoro contra Brandão.

Igor Sabará explica que ficou satisfeito com o resultado e que os xingamentos direcionados a ele não podem ser tolerados em nenhum caso, ainda mais em um parlamento.

A reportagem da CBN Londrina não conseguiu contato com o vereador cassado Toninho Brandão.

Comentários