TERCA, 29/12/2020, 10:01

Vereador preso em operação da Denarc tem pedido negado para participar de cerimônia de posse

Diogo Canata vai para o terceiro mandato como o quarto mais votado em Alvorada do Sul

O vereador eleito em Alvorada do Sul Diogo Michel Canata não poderá deixar a prisão para tomar posse no dia 1o de janeiro. Indo para o terceiro mandato consecutivo com 251 votos, ele foi preso em julho deste ano em uma operação da Denarc com 30 quilos de crack em casa. A operação ainda prendeu outras oito pessoas por tráfico, incluindo o irmão do vereador reeleito. Nas investigações, Diogo é apontado como líder da quadrilha.

O juiz substituto Malcon Cummings não acatou o pedido da defesa do vereador para que ele comparecesse à cerimônia de posse, que será realizada de forma presencial. Rafael Garcia Campos reforçou os argumentos em defesa de seu cliente.

O advogado afirma que há decisões semelhantes da justiça que autorizaram a saída de vereadores alegando condições excepcionais.

Desde que foi preso, Canata deixou de receber o salário de R$ 4,8 mil de vereador em Alvorada do Sul. Porém, o advogado afirmou que a nova mesa diretora irá decidir se ele tem direito a voltar a receber a remuneração.

Na prestação de contas da campanha para vereador, Diogo Canata declarou como profissão comerciante, e um patrimônio de 82 mil reais relativos a um veículo e um terreno na cidade. Em relação aos gastos de campanha, o vereador reeleito declarou ter recebido 5 mil reais de cinco pessoas físicas diferentes, e gastou os mesmos cinco mil reais em anúncios e artes gráficas.

Em relação ao andamento do processo, a justiça ainda aguarda manifestação da defesa de um dos 9 acusados para posteriormente marcar a audiência de instrução e julgamento.

Comentários