SEGUNDA, 24/02/2020, 18:33

Vereador propõe guardas municipais fixos em escolas de Arapongas, na região de Londrina

Depois de ter projeto rejeitado, parlamentar fez sugestão à prefeitura, que já adianta que o efetivo atual da Guarda é insuficiente para atender todos os colégios.

A Câmara Municipal de Arapongas, na região metropolitana de Londrina, aprovou na última semana um requerimento do vereador Reivaldo dos Santos, do PTB, que pede para a prefeitura destinar guardas municipais fixos para cada uma das 48 escolas e creches municipais da cidade. O parlamentar chegou a apresentar no ano passado um projeto prevendo o reforço na segurança das unidades, mas a matéria foi rejeitada pelas comissões permanentes do Legislativo por ser inconstitucional. A ideia agora, conforme ele, é convencer a prefeitura da importância do projeto, e fazer com que o Executivo apresente a proposta. A sugestão do vereador é inspirada no Programa Escola Segura, do Governo do Estado, que reforçou a segurança de 77 colégios estaduais em quatro cidades diferentes, entre elas Londrina, com a presença de policiais militares da reserva.

A prefeitura já se antecipou e encaminhou uma posição à Câmara dizendo que o projeto sugerido pelo vereador é inviável. De acordo com o Executivo, o efetivo atual da Guarda Municipal, composto por 82 agentes, seria insuficiente para atender todas as escolas municipais, além dos demais prédios públicos e do trabalho de patrulhamento realizado em toda a cidade. O município argumenta, ainda, que boa parte das escolas já conta com sistema de alarme, e que, em alguns casos, seguranças terceirizados fazem a vigilância dos espaços.

O vereador reconhece que o número de guardas é pequeno perto da demanda, mas destaca que o projeto pode ser implantado de forma gradativa, com a destinação dos guardas, neste primeiro momento, apenas para algumas escolas.

Por Guilherme Batista

Comentários