SEXTA, 16/07/2021, 14:00

Vereador sugere exame toxicológico para cargos políticos e em concursos públicos

Iniciativa foi encaminhada ao presidente da Câmara dos Deputados e ao prefeito Marcelo Belinati

 

Duas indicações propostas pelo vereador Giovani Mattos provocaram uma discussão polêmica na sessão desta quinta-feira da Câmara de Vereadores de Londrina. A primeira delas, direcionada ao presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira, pede que seja incluída na reforma política a obrigatoriedade de exame toxicológico a candidatos a qualquer cargo nas próximas eleições. A ideia foi rejeitada, com 8 votos favoráveis, mas 11 contrários.
A segunda é direcionada ao prefeito Marcelo Belinati, e também torna obrigatório o exame negativo para presença de drogas em servidores comissionados ou efetivos em todos os cargos da administração municipal. Esta foi aprovada, com 11 votos favoráveis e 8 contrários.

 Giovani Mattos defendeu que o uso de drogas impede que o servidor ou ocupante de qualquer cargo público faça um bom trabalho.

Já a vereadora Lenir de Assis, aponta que a drogadição é um problema de saúde pública, e questiona os critérios para que uma lei neste sentido seja efetiva.

Giovani Mattos defendeu a ideia argumentando que os exames toxicológicos apontam uso de entorpecentes em um período de 90 dias, identificando pessoas que, segundo ele, estariam viciadas em drogas.

Lembrando que indicações servem como sugestões ao poder Executivo, que tem competência para transformá-las em lei, não podendo partir do Legislativo por gerar vício de iniciativa.

Comentários