SEXTA, 05/11/2021, 11:35

Vereadores aprovam criação de memorial para as vítimas da Covid-19 em Londrina

Caso Marcelo Belinati sancione a lei, escolha do local ficará a cargo da prefeitura

A Câmara de Vereadores de Londrina aprovou, em segunda discussão, um projeto de lei de autoria do presidente Jairo Tamura que autoriza a prefeitura a criar um memorial em homenagem aos londrinenses que perderam a vida vítimas da Covid-19. O espaço, que ainda não tem local definido, traria nome completo, fotos e datas de nascimento e morte dos homenageados. Na justificativa do projeto, Tamura afirmo que a ideia é que o local também desperte a reflexão das pessoas para a importância de seguir os protocolos sanitários exigidos durante uma pandemia.

Em relação ao local de instalação, a escolha ficaria a cargo da prefeitura, que poderia optar inclusive por um memorial virtual, a exemplo do que fizeram outras prefeituras e instituições.

A assessoria jurídica da Câmara considerou o projeto inconstitucional por tratar de competência do prefeito ao envolver possíveis custos para instalação. Apesar disso, as comissões de Justiça, Educação e Cultura deram parecer favorável à proposta. Em plenário, apenas o vereador Emanoel Gomes votou de forma contrária.

Já o vereador Giovani Mattos apresentou uma emenda ao projeto exigindo que as despesas para o memorial deveriam ser bancadas por empresas da cidade.

Durante a sessão, inclusive, uma pequena confusão sobre a primeira votação foi registrada. 

A emenda foi rejeitada por 11 votos contrários, 4 favoráveis e 2 abstenções.

Com a aprovação em segundo turno, o projeto agora vai para análise do prefeito Marcelo Belinati, que pode sancionar a lei ou vetar a proposta.

Comentários