SEXTA, 22/10/2021, 10:57

Vereadores derrubam veto do prefeito Marcelo Belinati em projeto sobre rede de proteção a crianças e adolescentes

É o terceiro revés do Executivo na Câmara de Londrina nos últimos 30 dias

Em menos de um mês, o prefeito Marcelo Belinati sofreu a terceira derrota em votações na Câmara de Vereadores de Londrina.  A primeira, em 23 de setembro, foi a rejeição da criação do conselho municipal LGBTQIA+, iniciativa proposta pelo Executivo e barrada por 12 dos 19  parlamentares.
Uma semana depois, os parlamentares derrubaram, por unanimidade, o veto do prefeito a um projeto que determinava a capacitação anual de servidores das escolas municipais na linguagem de sinais.

Na sessão desta quinta-feira mais um revés para o Executivo. O prefeito vetou uma das emendas apresentadas a um projeto de lei que cria a política municipal de prevenção e enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes. Com base em um parecer da procuradoria geral do município, o prefeito vetou a emenda que tratava da composição do comitê de gestão da rede de cuidado e proteção aos menores de idade vítimas de violência.
Por outro lado, a assessoria jurídica da Câmara foi contra e afirmou que a emenda complementa a composição do grupo, incluindo também representantes da sociedade civil.

A Comissão de Justiça seguiu a orientação e também rejeitou o veto. Em plenário, os 18 vereadores presentes derrubaram o veto do prefeito, fazendo com que o projeto seja promulgado na sequência.

A vereadora Lenir de Assis saiu em defesa do veto, alegando a importância da participação da sociedade no assunto.

Por Marco Feltrin

Comentários