SEXTA, 31/05/2019, 08:41

Vereadores querem incentivar instalação de bueiros inteligentes em Londrina

Cidade possui oitenta mil bueiros sem a limpeza adequada

Um projeto na Câmara de Vereadores de Londrina quer incentivar a instalação de bueiros inteligentes na cidade. Com o objetivo de minimizar os alagamentos em caso de chuva forte, o filtro inteligente funciona como uma espécie de peneira, permitindo a passagem da água e retendo resíduos que provocam o entupimento. De acordo com um dos autores da proposta, vereador Felipe Prochet, o baixo do custo do equipamento deve facilitar a implementação, a exemplo do que ocorreu em cidades como Balneário Camboriu, litoral de Santa Catarina.

Londrina possui cerca de 80 mil bueiros que não recebem limpeza adequada na cidade. Desde abril, uma empresa foi contratada pela CMTU para executar o serviço, já que havia apenas um caminhão capaz de promover a limpeza. A meta é de que 12 mil bueiros sejam limpos durante um ano de contrato, no valor de Dois milhões e oitocentos mil reais.

Um dos locais mais críticos em relação aos bueiros é a Gleba Palhano, o que acaba fazendo com que os detritos cheguem até o Lago Igapó. Por conta disso, a região deve ser uma das primeiras a receber o serviço em caso de aprovação do projeto.

Por Marco Feltrin

Comentários