QUARTA, 30/06/2021, 10:33

Vereadores querem que motoristas de aplicativos transitem pela faixa exclusiva para ônibus

Segundo os parlamentares, iniciativa serviria para desafogar o transporte coletivo durante a pandemia

Uma indicação assinada por 15 dos 19 vereadores da Câmara de Londrina quer que a CMTU libere motoristas de aplicativos para pegar e deixar passageiros nos pontos de ônibus da cidade. Além disso, pela proposta, a categoria poderá transitar na faixa exclusiva para ônibus, o que pela lei só é permitido atualmente para motoristas de táxi, desde que estejam transportando passageiros.

A ideia dos vereadores é que a medida seja válida, pelo menos, no período em que durar a pandemia da Covid-19, como forma de evitar aglomerações no transporte coletivo. O vereador Giovanni Matos afirmou que a proposta surgiu depois que ele foi procurador por motoristas de aplicativo reclamando da quantidade de multas por pararem nos pontos de ônibus.  

A indicação foi encaminhada tanto à prefeitura quanto à CMTU. Lembrando que as indicações são uma alternativa a projetos de lei que não prosperam na Câmara por apresentarem vício de iniciativa, ou seja, devem ser propostos obrigatoriamente pela prefeitura por gerar custos ao município ou mexer em leis como o código de postura, entre outros.
As faixas exclusivas para ônibus foram implantadas em Londrina em 2010 e somam 18 quilômetros em todo o município.

Comentários