SEXTA, 19/11/2021, 08:54

Vereadores querem que pedidos de informação sejam encaminhados diretamente para a prefeitura

Atualmente, solicitações passam por votação em plenário e aval da Mesa Executiva

Um projeto de resolução assinado por 16 vereadores quer mudar a forma como os pedidos de informação são encaminhados da Câmara para a prefeitura de Londrina, alterando o Regimento Interno do Legislativo.
Hoje, o vereador protocola o pedido de informação e ele precisa passar pela Mesa Executiva e por votação de maioria em plenário para finalmente chegar à prefeitura, que tem prazo de 30 dias para enviar a resposta, mas pode pedir prorrogação do período.

Só neste ano, já foram protocolados 465 pedidos de informação, questionando a prefeitura sobre os mais diversos assuntos, como imóveis do município que não estão sendo usados, explicações sobre atraso em obras, quantidade de servidores atuando em determinadas áreas, entre outros.

Segundo o vereador Giovani Mattos, a ideia é que a mudança torne mais rápida a resposta do Executivo para as demandas apresentadas pelos parlamentares.
A vereadora Lu Oliveira afirmou que a medida garante a liberdade do vereador em exercer sua função.

Por outro lado, o vereador Fernando Madureira, líder do prefeito na Câmara, que já ocupou o cargo de presidente da Fundação de Esportes, afirmou que alguns pedidos de informação tomam tempo dos servidores no levantamento dos dados.

O projeto de resolução foi despachado nesta quinta-feira e ainda não tem prazo para ser levado a plenário.

Comentários