SáBADO, 27/11/2021, 09:00

Vereadores se reúnem com representantes da Londrisul, que voltam a alegar prejuízo milionário na pandemia

Pedido de melhorias feito pela comissão especial no terminal do Shopping Catuaí foi parcialmente atendido

Depois da Transportes Coletivos Grande Londrina, nesta sexta-feira foi a vez de vereadores integrantes da Comissão Especial de Transportes Públicos da Câmara se reunirem com representantes da Londrinsul, outra empresa que opera na cidade.

Entre os assuntos discutidos, estão as melhorias cobradas pelos parlamentares durante as visitas de inspeção realizadas entre agosto e outubro nos terminais urbanos da cidade. Parte da solução foi feita. No terminal do Catuaí, a Londrisul ampliou a cobertura externa, onde os passageiros tomavam chuva ou ficavam sob o sol, e também realizou serviços de manutenção. A presidente da Comissão, vereadora Mara Boca Aberta, afirmou que ainda há mais a ser feito.

Em relação à capacidade de passageiros, os diretores da Londrisul informaram que a frota atende hoje 62% dos usuários que atendia antes da pandemia, mesmo índice apresentado pela Grande Londrina em outra reunião nesta semana. Com o aumento no valor de insumos como o óleo diesel e pneus, a Londrisul têm gasto 38% mais do que arrecada todos os meses, o que exigiria um reequilíbrio econômico financeiro no contrato, ou seja, aumento da tarifa atualmente em R$ 4,25.

Mara Boca Aberta lembra, no entanto, que a prefeitura já fez um aporte de R$ 20 milhões às empresas para compensar as perdas registradas durante a pandemia.
Criada em junho deste ano, a Comissão Especial dos Transportes tem até 5 de dezembro para apresentar um relatório final dos trabalhos de fiscalização, podendo pedir a extensão do prazo por mais 90 dias.

 

Por Marco Feltrin

Comentários