QUARTA, 27/01/2021, 18:53

Vereadores sugerem inclusão de novos grupos prioritários na vacinação contra a Covid-19

Entre as indicações estão guardas municipais e funcionários de farmácias e supermercados

Cinco vereadores enviaram ao prefeito Marcelo Belinati e ao secretário de Saúde Felippe Machado indicações para que alguns segmentos sejam incluídos nos grupos prioritários para receber a vacina contra a Covid-19 no município de Londrina. Neste primeiro momento, estão sendo vacinados profissionais de saúde da chamada “linha de frente” no combate à doença, com mais de 6,5 mil doses aplicadas até agora.

O vereador Matheus Thum sugeriu prioridade também aos guardas municipais, alegando que eles atuam no enfrentamento da doença e têm exposição direta à população. Já Giovani Mattos enviou duas indicações: uma solicitando prioridade a funcionários de farmácias, por ser considerada atividade econômica essencial, e outra para funcionários de supermercados, pelo mesmo motivo.

Deivid Wisley quer incluir entre as prioridades os motoristas de aplicativo, devido ao contato diário ao transportar várias pessoas pela cidade. Ailton Nantes, por sua vez, solicitou que faça parte do grupo prioritário pessoas com deficiência severa que necessitem de acompanhante, com ambos sendo vacinados.

A vereadora Lenir de Assis foi a primeira a fazer este tipo de indicação, em 12 de janeiro, uma semana antes do primeiro lote de vacinas chegar à cidade. Apesar de elencar alguns grupos, ela aponta que o município está com dificuldades em vacinar ainda o primeiro grupo, da saúde, com as 9 mil vacinas recebidas até agora.

Além dos grupos prioritários, Lenir de Assis fez outra indicação ao município para realização de uma campanha publicitária de utilidade pública esclarecendo a população sobre a importância de tomar a vacina contra a Covid-19.

As indicações devem ser analisadas e enviadas já na primeira sessão ordinária da Câmara no ano, marcada para a próxima terça-feira.

Comentários