DOMINGO, 03/04/2022, 09:00

Via Rural, na ExpoLondrina, promove oficinas e debates sobre produção ecológica e inovação

Nesta semana, espaço promove encontro entre secretários de agricultura de municípios da região, além de palestras e mini-cursos.

A tradicional Fazendinha, da Via Rural, funciona na ExpoLondrina há 27 anos. Na edição 2022 da feira, o espaço está de volta, depois de dois anos sem o evento. Desta vez, mais de 30 unidades expositivas participam com diversos temas ligados à agricultura, ecologia, sustentabilidade e inovação.

Entre elas, estão estandes que tratam de biodiversidade e conservação, aquicultura, biotecnologia, saneamento básico rural, além de empresas juniores, ao longo de uma área de aproximadamente 11 mil metros quadrados

A fazendinha também conta com um espaço de turismo rural, com outras atrações. De acordo com Cristovon Ripol, gerente regional do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), a programação foi planejada pela entidade, em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), Klabin, Sociedade Rural do Paraná e Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento.

Ele destaca a importância das ações realizadas no espaço com objetivo de apresentar ao público algumas das inovações do campo desenvolvidas ao longo destes últimos dois anos, apesar da pandemia.

Durante os dias de evento, a Via Rural também realiza algumas oficinas. Na tarde de sábado (2), por exemplo, o professor da UEL, Ricardo Faria, apresentou aos visitantes técnicas sobre o cultivo de orquídeas.

Ele conta que a iniciativa possibilitou que mais pessoas pudessem entender, na prática, alguns dos procedimentos realizados nesta área da floricultura, como manejo e adubação. Além disso, os participantes puderam tirar dúvidas sobre os temas trabalhados.

Faria, que é coordenador do laboratório de fitotecnia da UEL, espaço onde são realizados estudos sobre as plantas, avalia ainda que as ações promovidas na Via Rural também são maneiras de aproximar a população aos assuntos apresentados durante a feira e às pesquisas desenvolvidas pela Universidade.

Até o dia 10 de abril, outras oficinas serão realizadas na ExpoLondrina, além de palestras e rodas de debate. Já na segunda-feira, segundo o gerente regional do IDR-PR, Cristovon Ripol, está previsto um encontro com secretários de agricultura dos municípios da região de Londrina para discutirem sobre a aplicação de recursos no setor.

A programação da Fazendinha, na edição 2022 do evento, também conta com o 19º Seminário Estadual de Aquicultura, nesta terça-feira pela manhã. Já na quinta-feira (8), às 9h, a Via Rural promove um encontro com produtores de leite. Além disso, na sexta (9), será realizada uma série de palestras sobre o uso eficiente de fertilizantes. A programação completa pode ser conferida no site da ExpoLondrina 2022.

Comentários