QUINTA, 22/10/2020, 10:30

Vigilância Sanitária de Londrina perde processo e vai ter que se retratar com rede de farmácia

Decisão se refere ao teste rápido de Covid-19 que estava sendo ofertado no município pela Vale Verde

Em abril, logo no inicio da pandemia da Covid-19 no município, a Rede de Farmácias Vale Verde foi notificada com um auto de infração por oferecer o teste rápido sorológico para o novo coronavírus, da Hilab. Na ocasião, a rede entrou com um Mandado de Segurança, e esta semana o mérito foi julgado e deferido, com decisão favorável a Vale Verde. O Juiz de 1º Grau determinou a extinção do processo n° 56/2020 e ainda foi solicitada uma retratação por parte da Vigilância Sanitária de Londrina.

Segundo a diretora da Rede, Ana Carolina Augusto, a autuação impactou o trabalho na testagem da população logo nos primeiros meses da pandemia quando a cidade ainda não tinha acesso aos demais testes.   Ela conta que outras cidades do país já estavam realizando os mesmos testes da Hilab e somente em Londrina não foi possível a realização.

Para a Ana Carolina a decisão judicial afasta qualquer dúvida sobre a credibilidade da Rede Vale Verde, empresa que completa 46 anos de atividade na região de Londrina.

A empresa informa que é referência em serviços clínicos farmacêuticos junto à  Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias), com testes laboratoriais remotos em todas as lojas, clínica farmacêutica para serviços avançados em 16 lojas e formação continuada para farmacêuticos na prestação de serviços e cuidado ao paciente. Procurada por meio da assessoria de imprensa,  a Prefeitura de Londrina e a Secretaria de Saúde não se manifestaram até agora sobre a retratação.

Por Guilherme Marconi

Comentários